ValorIN

Este projecto dá resposta a pessoas com deficiência e/ou doença mental que pretendam aceder a um nível de qualificação e capacitação específico, que facilite a sua integração em mercado de trabalho.

Valorin


A ValorIN é uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social, criada em março de 2016, pelo MADI de Vila do Conde, onde pessoas com deficiência e/ou doença mental ou outras vulnerabilidades prestam serviços a empresas que envolvam tarefas manufacturadas, em contexto de linha de montagem.




Tem como metodologia, um modelo dual, por um lado promovendo o treino de competências pessoais e a valorização da imagem das pessoas com deficiência e/ou doença mental e por outro, o treino laboral/produtivo em ambiente controlado e apoiado. A ValorIN presta serviços a empresas nas áreas de montagem de equipamentos desportivos, papelaria, candeeiros e brinquedos, inspecção de peças automóveis e acabamento de calçado. O objectivo final prende -se com a integração laboral destas pessoas nas empresas parceiras do projecto e/ou outras. Em novembro de 2017, a ValorIN tem 10 beneficiários, um leque de 12 tarefas-tipo prestadas aos nossos clientes, e 6 empresas parceiras: NELO Mar Kayaks; Saquito Fábrica de Candeeiros, Lda.; Arcopédico/Ropar; DF-Elastomer Solutions; ANCOR e Torre Marco.

Testemunhos

Saquito

"Muito nos honramos com a parceria de Madi com a Saquito, esperando melhorar e contribuir cada vez mais."

Isabel e António Rodrigues
(Gerentes da empresa)

ARCOPEDICO/ Ropar

"A nossa preocupação com o bem-estar vai muito mais além do próprio sapato!"

Elio Parodi
(CEO)

ANCOR

"As empresas têm um papel importante na valorização destas pessoas. Foi tendo isto em consideração, que me moveu a ser parceiro do Projeto ValorIN."

António Correia
(Gerente da empresa)

NELO

"A minha empresa NELO MarKayaks é sensível a esta temática da área social e por esse motivo aceitei desde a primeira hora participar no projeto ValorIN!"

Manuel Ramos, Nelo
(Gerente da Empresa)

DF –ELASTOMER SOLUTIONS, LDA

"A parceria com o MADI insere-se numa óptica de Responsabilidade Social presente na empresa DF- Elastomer Solutions, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da comunidade local e especialmente os jovens do MADI, colaborando na sua capacitação para o mercado de trabalho de que estes jovens tanto necessitam."

Sandra Silva
(CEO)

TORRE MARCO, LDA

"Aliamos profissionalismo e solidariedade aos nossos produtos, contando com o trabalho incrível dos alunos do MADI.
O nosso forte agradecimento!"

Albino e Ana Gomes
(DR)

Set Lounge Beach Weddings

"Em nome da nossa empresa Set Lounge Beach Weddings e de toda a nossa equipa, honramos e respeitamos bastante o nosso compromisso com a VALORIN, porque acreditamos, essencialmente, em IGUALDADE e OPORTUNIDADE… JUNTOS, CONSEGUIMOS SEMPRE IR MAIS LONGE."

Susana e Carlos Ferreira
(Gerentes da Empresa)

ALOFT

"Visando a promoção de competências sócio-profissionais e reforço formativo, esta parceria incluiu colaboração da ValorIN em diversas tarefas do dia-a-dia da empresa."

CEO Dr. Pedro Castro e Miguel Alves

Parceiros

Estes são os parceiros que confiam no nosso trabalho

Casos de Sucesso

Estes 6 jovens estão actualmente integrados em ambiente empresarial.

Reportagem RTP


Reportagem ValorIN no Programa Portugal em Directo do dia 13 de junho de 2018.

Reportagem SIC


Reportagem sobre ValorIN no Primeiro Jornal da SIC no passado dia 15 de abril de 2018.
"Em Vila do Conde há um projeto que está a integrar pessoas com deficiência e doença mental no mercado de trabalho. Através de parcerias com empresas, o Valorin pretende ser uma resposta à exclusão social."

1ª Apresentação da ValorIN


O Município de Vila do Conde, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde e a Rede Social local, promoveu o Seminário de Inovação Empresarial que teve lugar, no dia 7 Julho 2017, no Centro Municipal de Juventude.
A Dra. Elisa Ferraz, Presidente da Câmara, no seu discurso de abertura agradeceu a presença de todos e sublinhou a importância da responsabilidade social das empresas nestas iniciativas.
A Dr.ª Isabel Sá e a Dr.ª Rita Neves apresentaram um projeto de Inovação social já a decorrer no concelho de Vila do Conde, o ValorIN – valorizar, integrando, da responsabilidade do MADI de Vila do Conde, que pretende valorizar o potencial de trabalho e a imagem das pessoas com deficiência e / ou doença mental e integrar para promover a empregabilidade inclusiva.
Entre os oradores estava o empresário Manuel Ramos (Nelo), da empresa Mar Kayaks, que referiu ser a sua empresa sensível a esta temática da área social e por esse motivo aceitou desde a primeira hora participar no projeto ValorIN que está a ser desenvolvido pelo MADI desde 2017. O empresário anunciou a contratação de um dos jovens inseridos no referido programa, que será integrado na sua equipa de trabalho.

2ª Apresentação da ValorIN


Na sequência da apresentação da ValorIN no programa AMPLIFICA, a Dra. Isabel Sá Querido, responsável por este projeto, fez a apresentação da ValorIN no IV Fórum de Empreendedorismo Social AMP 2020 que decorreu na Alfândega do Porto no dia 18 de julho 2017 e onde foram entregues diplomas de participação neste programa a todos os participantes.

BPI Capacitar 2017


O MADI de Vila do Conde foi distinguido pelo Prémio BPI Capacitar 2017, no dia 04 de dezembro de 2017, em cerimónia oficial que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com uma menção honrosa e donativo no valor de quarenta e oito mil e seis euros, com o Projeto ValorIN, que tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade permanente.

Este prémio é um incentivo à valorização da empregabilidade inclusiva e à criação de iniciativas de inovação e empreendedorismo social, no concelho de Vila do Conde.

O prémio BPI CAPACITAR é um prémio anual, tendo premiado em 2017 , 20 projetos das 202 candidaturas apresentadas.Esta é uma das iniciativas mais relevantes de Responsabilidade Social Corporativa em Portugal.